16 de agosto de 2018

Resolução Enem 2010 (Ciências da Natureza e Suas Tecologias) 1/2

01. Letra A
Como a água recebe calor continuamente, ela deveria continuar esquentando, o que não se observa, pois no momento que a água entra em ebulição, sua temperatura não muda e isso mostra as limitações dos conceitos corriqueiros.

02. Letra C
Para determinar o fusível correto, devemos calcular a corrente de cada farol para saber a corrente total, pois a ligação dos faróis é em paralelo.
P = I . U <==> I = P/U = 55/36 = 1,5 A
Como a corrente de um dos faróis é 1,5 A, para sustentar os dois faróis é necessário uma corrente de 3 A, aproximadamente.
Portanto, o fusível apropriado para essa situação é o laranja.

03. Letra A
De acordo com a questão, a única forma de transmitir essas ondas é através da reflexão destas na ionosfera, pois ela tem a propriedade de refletir determinada faixa de frequência de onda de rádio.

04. Letra E
O consumo de açúcares, associado à limpeza deficiente, contribui para a proliferação das bactérias e a formação de cárie.

05. Letra B
Para a prevenção de viroses como a Febre Amarela, deve-se usar vacinas. Já as picadas de cobra venenosas devem ser tratadas com soro específico, o antiofídico, e a leptospirose, por ser uma bacteriose, com antibióticos.

06. Letra C
A análise das etapas mostra que, na primeira, o uso de um eletroímã corresponde a uma separação magnética. Na etapa II, temos a extração do caldo e, na etapa III, a presença do filtro sugere o processo de filtração.

07. Letra C
Forno com maior eficiência é aquele que transfere a maior quantidade de energia no menor tempo possível.

08. Letra E
Como a listra só pode ser vista por estar nas camadas mais externas, e essas listras aparecem devido aos movimentos dos gases em sua atmosfera, então o desaparecimento pode ter causa nas mudanças de densidade da atmosfera de camadas que estão acima das listras.

09. Letra A
A degradação do solo e a não reutilização de componentes importantes do mesmo, como o fósforo, gera o seu desgaste progressivo, o que seria amenizado com a produção de adubo natural através da sua reciclagem.

10. Letra D
Na decomposição das folhas, irá se formar o gás carbônico, o qual é utilizado na fotossíntese para o process de síntese de açúcares.

11. Letra A
Se a concentração de sais do solo é maior que a concentração das células das raízes, o fluxo de água, por osmose, do solo para a raiz, será prejudicado.

12. Letra D
Com o aquecimento provocado pelo efeito estufa, vamos necessitar de uma maior quantidade de energia para a refrigeração dos ambientes industriais e residenciais. Logo, teremos um maior consumo de energia.

13. Letra D
Quando o jovem puxa o êmbolo, ele aumenta o volume interno e, por consequência, reduz a pressão. Como o ponto de ebulição depende da pressão, ao reduzir a pressão o ponto de ebulição também se reduz, formando bolhas na água, a uma temperatura menor que 100 ºC.

14. Letra B
A eutrofização é um problema dos mananciais de água que recebem o despejo de esgotos não tratados, como os dejetos industriais. A falta de tratamento dos mesmos gera aumento de nutrientes para o desenvolvimento de bactérias, o que causa o desequilíbrio ecológico pelo aumento do consumo de oxigênio por essas bactérias. O tratamento prévio desses esgotos e a consequente diminuição do despejo de nutrientes nos rios resolveria o problema.

15. Letra A
A Terra é fonte de calor que pode ser traduzido em energia. As fontes geotérmicas têm sido empregadas com maior eficiência nos últimos anos graças ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia. No esquema da questão, o magma interior aquecido pode ser trabalhado pelo homem e se transformar em energia na superfície da Terra.

16. Letra C
O equilíbrio do ecossistema está na dependência, justamente, da interdependência entre os seres vivos, conforme demonstra o texto.

17. Letra B
Assunto: propriedades químicas dos elementos.
O enxofre e o nitrato, assim como o oxigênio, são capazes de receber elétrons. O enxofre, ao receber elétrons, produz o íon bissulfito e o nitrato, ao receber elétrons, passa para o íon nitrito.

18. Letra E
Assunto: ionização, dissociação e equações químicas.
A equação de ionização corresponde à IV, pois há a liberação de íons H+. A equação de dissociação iônica corresponde ao sal NaHCO3. A equação III corresponde à formação do ácido carbônico, H2CO3. E a única equação que forma um gás, CO2, é a II.

19. Letra B
A teoria de Lamarck se baseia justamente no fato de um ser vivo desenvolver mais determinadas estruturas do seu organismo ou atrofiá-las, em função do seu "Uso ou Desuso", transmitindo-as para os seus descendentes. Lei da "Transmissão das características adquiridas".

20. Letra A
Assunto: pilhas - célula combustível.
O único subproduto formado é a água. Isso pode ser verificado pela análise da figura.

21. Letra B
Os organismos, de uma maneira geral, apresentam dobras em algumas de suas estruturas, sempre com o intuito de aumentar a área dessa estrutura. Se a função é de absorver nutrientes, caso do nosso intestino, essas modificações aumentarão a sua área de absorção.

22. Letra D
Assunto: termoquímica - combustíveis.
Ocorre absorção de energia solar porque a reação é endotérmica. Os produtos CO e H2 são substâncias combustíveis e podem ser usadas em reações de combustão que liberam calor.

23. Letra E
Assunto: estequiometria.
CH2O + O2 ---> CO2 + H2O
30 g de CH2O    ---------- 32 g de O2
10 mg de CH2O ---------- x mg de O2          x = 10,7 mg de O2
Logo, o aumento da DBO é de 10,7 mg.L-1

24. Letra E
As bactérias produzem um grande número de indivíduos de maneira assexuada, além de adaptarem-se às condições aeróbicas e anaeróbicas, facilitando assim a sua instalação nos tecidos orgânicos, causando por isso a infecção.

25. Letra A
Para determinar a potência dissipada pela torneira na nova rede elétrica, temos:
P = U2/R
Apenas verificamos quantas vezes a rede elétrica reduziu:
220/127 = 1,73
Como a potência depende da voltagem ao quadrado, se elevarmos essa redução ao quadrado, saberemos quantas vezes a potência da torneira reduziu: 1,732 = 3
Portanto, a potência dissipada pela torneira será:
5500/3 = 1830 W
Essa é uma forma de resolver a questão apenas usando as proporções. Outra forma mais trabalhosa é calcular a resistência e aplicar a fórmula para a nova situação com a rede mais baixa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário